O primeiro elevador sem cabos
  • Rua Gertrud Gross Hering,97 - Bom Retiro - Blumenau/SC
  • (47) 3222-1200 / 99963-0426 WhatsApp
  • atendimento@raymundiconstrucoes.com.br
Blog




18 outubro 2017
O primeiro elevador sem cabos
artigo















Podemos estar prestes a quebrar a ideia típica de um cabo que puxa uma estrutura: o primeiro elevador sem cabos do mundo e já está em fase de testes. A ideia veio do grupo ThyssenKrupp, e ja tem nome: MULTI!

O Multi é o primeiro sistema de elevador sem cabos e que se move para os lados. Em vez de uma cabina por eixo movendo-se para cima e para baixo, o multi oferece várias cabinas, operando, acredite, em loop, como um sistema de metrô dentro de um prédio. Sem o uso de cabos, ele roda em um sistema seguro de freio com vários níveis redundantes, dados sem fio e gerenciamento de energia nas cabinas. O conceito que era tão esperado hoje se torna realidade com o lançamento da primeira unidade do MULTI já em operação na torre de teste de inovação da thyssenkrupp, em Rottweil, na Alemanha.




O elevador pode atingir uma capacidade de transporte até 50% maior e reduzir a demanda máxima de energia em até 60% quando comparado aos sistemas de elevadores atuais, esses dois fatores significam uma melhora significativa para os prédios muito altos. Além do mais, uma vez que o Multi pode se mover para os lados, bem como verticalmente, e sem limitações de altura, permite possibilidades sem precedentes na arquitetura e design de edifícios. Show, não é?


Outro ponto positivo é que requer menor espaço do que os elevadores convencionais e pode aumentar a área útil do edifício em até 25%, representando receitas extras com o aluguel do espaço adicional, por exemplo. Isto é importante, considerando que os atuais elevadores/escadas rolantes podem ocupar até 40% do espaço do prédio, dependendo da altura do edifício. Também requer uma potência de pico mais baixa, permitindo uma melhor gestão das necessidades energéticas da edificação, reduzindo os custos de investimento em infraestrutura para o fornecimento de energia elétrica.


Divertido e funcional!