Coaching: um método que pode ajudar a vida pessoal e os negócios
  • Rua Gertrud Gross Hering,97 - Bom Retiro - Blumenau/SC
  • (47) 99963-0426
  • (47) 3222-1200
  • atendimento@raymundiconstrucoes.com.br
Blog




18 novembro 2016
Coaching: um método que pode ajudar a vida pessoal e os negócios
artigo

Com o fim do ano se aproximando é natural que as pessoas e também as corporações comecem a pensar no que podiam ter feito diferente ou a se questionarem do porquê de não terem conquistado os objetivos e metas estabelecidas lá em janeiro.  Um dos processos que tem facilitado a vida dos indivíduos e das organizações que se propõem a melhorar e a crescer, no sentido mais amplo da palavra “crescimento” é o coaching, indicado exatamente para acelerar os processos de evolução e de mudanças.


A metodologia de Coaching tem como premissa básica a responsabilidade pelos próprios resultados e como ferramenta principal a mudança de comportamento. “Portanto, desde que a pessoa esteja disposta a responsabilizar-se pelos resultados e verdadeiramente sair de sua zona de conforto, a se comprometer de fato com o processo, o Coaching certamente pode ser aplicado a várias áreas”, salienta Janaína Manfrendini, máster coach da Effecta Coaching, de Blumenau.

Ela destaca que devem procurar o coaching pessoas e organizações que desejam melhorias em qualquer área e que sentem e acreditam que é necessário ajustar as velas para que o barco navegue melhor.


Grandes mudanças são realmente possíveis, tanto no campo pessoal quanto no profissional.  “Já atendi casos em que na quinta sessão o coachee (cliente) já havia mudado completamente a forma como lidava com o seu negócio e estava, inclusive, obtendo mais lucro. Além disso, sua vida pessoal havia ficado melhor, porque ele havia aprendido a gerenciar seu tempo de forma melhor, dando mais tempo para a família, para amigos etc”, explica.

O coaching trabalha o equilíbrio entre várias áreas da vida. Há uma ferramenta chamada “Roda do Equilíbrio”, na qual 12 campos da vida – incluindo Relacionamento Amoroso, Trabalho, Saúde Física – são identificados e, por meio de um diagnóstico dado pelo próprio coachee, é elaborado um plano de ação.


Muitas vezes, esse plano de ação é composto por ações simples, como “fazer uma visita à família”, por exemplo. Outras ações podem ser consideradas mais complexas, como demitir um funcionário ou terminar um relacionamento. Complexas ou simples, essas ações são o que causam as grandes mudanças e por isso são chamadas dentro do coaching de “Ações Poderosas”.

A história da humanidade relata que os grandes períodos de dificuldade sempre foram sucedidos de coisas boas, de melhoria. Empresas e negócios que são sucesso surgiram no pós-guerra, por exemplo. Então, é importante encarar o período de turbulência como um teste ou uma oportunidade de  repensar, reavaliar e reajustar.