Responsabilidade social e sustentabilidade na decoração
  • Rua Gertrud Gross Hering,97 - Bom Retiro - Blumenau/SC
  • (47) 99963-0426
  • (47) 3222-1200
  • atendimento@raymundiconstrucoes.com.br
Blog




20 maio 2016
Responsabilidade social e sustentabilidade na decoração
artigo

Praticar a sustentabilidade é fazer a sua parte para uma vida com valores e respeito pela natureza. Os produtos e o próprio ato de consumir estão se tornando cada vez mais conscientes. Você já pensou em decorar a sua casa com peças feitas a partir de resíduo têxtil? Aqui em Santa Catarina, o Projeto Mulheres de Mafra, do Instituto Orbitato, transformou a ideia em realidade, com a união da indústria, das agricultoras, da moda e da decoração.

Objetos utilitários e decorativos, como tapetes, caixas e cestos organizadores feitos a partir da rama da malha são algumas opções confeccionadas pelas agricultoras, que com certeza vão deixar qualquer ambiente mais bonito. Para quem gosta de ousar na decoração, há peças coloridas, mas também são produzidas em tons neutros (cinza, branco, nuances de azul e preto) para satisfazer os clássicos.

O produto feito à mão cria um clima de contraste e elegância misturado a ambientes de luxo. Um toque suave de aconchego, leveza e tranquilidade.  Os cestos organizadores, por exemplo, vão deixar escritórios, salas, quartos em ordem.

As peças do Projeto Mulheres de Mafra podem ser adquiridas na Galeria Orbitato em Pomerode ou no site Meu Móvel de Madeira www.meumoveldemadeira.com.br, que criou uma linha especial para a comercialização dos trabalhos.


O Projeto Mulheres de Mafra produz peças decorativas e utilitárias em crochê, tricô e tear a partir da rama da malha. O projeto transformou as mulheres agricultoras de fumo da cidade de Mafra, em artesãs empreendedoras. Um modelo de solução upcycling, com o objetivo de repensar os resíduos da indústria têxtil, reconhecendo-os como recurso com o qual agricultoras geram renda e autonomia. Para as empresas, o resíduo têxtil é um problema crescente. O material, de excelente qualidade, muitas vezes ainda tem como destino o descarte. Saiba mais sobre o projeto no site www.orbitato.com.br/mulheresdemafra