Troque as cortinas e dê um up na decoração
  • Rua Gertrud Gross Hering,97 - Bom Retiro - Blumenau/SC
  • (47) 99963-0426
  • (47) 3222-1200
  • atendimento@raymundiconstrucoes.com.br
Blog




30 novembro 2016
Troque as cortinas e dê um up na decoração
artigo

Se você quer dar um up na decoração da casa, especialmente nesta época, em que as festas de fim de ano sugerem uma renovação nos ambientes, invista em cortinas.

As cortinas são elementos decorativos com múltiplas funções e características, servem para filtrar a luz natural, evitar que o sol adentre diretamente nos cômodos, protegendo a mobília, e especialmente para trazer aconchego ao ambiente.

 

Segundo a arquiteta Fernanda Pereira, do escritório Vitral Studio Arquitetura, de Blumenau, a cortina não pode ser o ultimo íten da decoração a ser pensando para um ambiente.  Este elemento deve ser escolhido de forma a unir a funcionalidade com estética, resultando em uma decoração harmoniosa, que considere sempre a necessidade e função de cada espaço e se eles precisam de mais ou menos claridade..

Detalhes como o comprimento da peça, e saber se um ou outro morador tem alergia, bem como as necessidades básicas conferidas a cada ambiente, também são importantes a serem conferidos antes da escolha.

Para escolher o tipo de tecido ou material a ser utilizado, o ideal é saber qual é a razão de utilizar a cortina e/ou persiana em um determinado ambiente

 

Tecidos

 

Em relação aos tecidos, Fernanda sugere para os quartos os do tipo voal combinado com o forro “blackout”, lembrando que este bloqueia 100% a entrada de claridade. Semelhante ao voal, porém menos transparente e mais encorpado, o tecido hantung, é outra dica para os quartos, conforme Fernanda. 

Para as salas, a sugestão é utilizar tecidos leves, como o linho e o voal, que permitem maior entrada de iluminação natural. “Normalmente usa-se esse tecid com outro tecido, o forro, para diminuir um pouco a transparência”, explica. 

E para as cozinhas o ideal é utilizar persianas, pois estas possuem maior liberdade de abertura, diminuem a luminosidade e dão mais privacidade ao ambiente.

 

Quanto a cores e estampas Fernanda diz que é possível aplicá-las em  quartos e salas, desde que em sintonia com o restante da decoração, de forma que fiquem harmônicos entre si.  

 

“As cortinas podem ser tradicionais, nos mais variados tecidos, podem ser do tipo persiana, que regula a entrada de claridade, podem ser do tipo romano, rolô ou painel, indicados para diferentes situações que se apresentam. A persiana tipo rolô Double Vision é um modelo inovador, pois o tecido sobreposto com as listras horizontais cria um efeito muito bonito. A base deslizante permite que os tecidos se intercalem propiciando um efeito lúdico”, destaca.

 

Em alta estão os acessórios, como os pingentes, abraçadeiras e xales,  que podem deixar as cortinas mais sofisticadas, bonitas e funcionais.

Podem compor a decoração tanto em salas como em quartos e outros ambientes, deixando-os mais modernos e diferenciados.

Uma boa cortina deve primar pelo acabamento e pela qualidade dos tecidos e materiais.


(Foto divulgação www.mundodastribos.com/)

Posts relacionados